ROMANOS
CAPÍTULO 4
Abraão e Davi (1-12). Tendo afirmado na capítulo 3.21-31 a
doutrina da justificação pela fé, o apóstolo apresenta agora exemplos dela:
Abraão antes da Lei, e Davi depois da Lei.
O título de Deus no versículo 5, "aquele que justifica
o ímpio" merece cuidadoso estudo. É somente o Evangelho que explica como
isto se pode dar: mediante uma obra redentora que expia o pecado.
E fé, nesse versículo, não é mera crença de uma verdade, mas
é "crer naquele" Deus Salvador que propôs e consumou a obra da
Salvação.
Para tal pessoa, "sua fé lhe é imputada como
justiça", porque a única coisa justa e reta que um pecador pode fazer é
confessar que em si não há merecimento, mas que espera tudo pelo merecimento ao
Filho de Deus.
A promessa dada a Abraão (13-25), que havia de ser herdeiro
do mundo (v.13), é o assunto deste trecho. Lemos que essa promessa era firme,
por ser da graça e mediante a fé (v.21) E o apóstolo acha tudo isto aplicável a
nós, "que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus como Senhor".
Notemos o ensino do versículo 15 que a Lei, tratando-se de
criaturas pecaminosas com tendência à insujeição, "opera a ira". Há
uma forte tendência humana para praticar qualquer coisa que seja proibida.
Conta-se que um homem excêntrico ofereceu, a um casal novo,
casa e comida grátis, com a única condição de não levantarem a tampa de um
prato que estava no centro da mesa de jantar.
Viveram assim folgadamente por alguns dias, até que, afinal,
começaram a se perturbar com a proibição. Pensaram consigo: "Levantar a
tampa e olhar é fácil, e ninguém saberá". Venceram a curiosidade por mais
um dia, mas então levantaram a tampa.
Um camundongo escapuliu debaixo da tampa, e desapareceu. E o
casal saiu da casa por ter achado difícil guardar uma só lei.
"Onde não há lei, não há transgressão". Nesse caso
pode haver pecado (5.13), mas esse pecado não pode ser chamado de
transgressão."Embora a fé não seja meritória, é um fator poderoso. É uma
forte persuasão de que Deus é fiel. É uma convicção de ser Ele capaz e desejoso
de fazer o que tem dito"(v.21).
Podemos ler no fim do versículo 16: "O qual é pai de
todos nós [ judeus e gentios]" (C.H. 508).
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