ROMANOS
CAPÍTULO 11
Israel espiritual acha salvação (1-6). Este trecho fala do
"resto"ou "restante" em Israel, que é, no decurso da
história, um Israel espiritual no meio do Israel nacional. No tempo de Elias,
sete mil não tinham dobrado seus joelhos a Baal (1 Rs 19.18). No tempo de
Isaías, havia 'alguns do resto" por cuja causa Deus não quis destruir a
nação (Is 1.9). Durante o cativeiro, o restante consistia em hebreus como
Ezequiel, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego, Ester e Mardoqueu. No fim dos 70
anos do Cativeiro na Babilônia, foi o restante que voltou à pátria com Esdras e
Neemias. No N.T.; João Batista, Ana e os que esperavam a redenção em Jerusalém
(Lc 2.38) eram o restante. Durante o tempo da Igreja o restante é composto de
judeus crentes (Rm 11.4,5). Mas o principal interesse do "restante" é
profético.
Israel se converterá a Jesus como Messias, e serão suas
testemunhas depois do arrebatamento da Igreja (Ap 7-3-8). Alguns deles serão
martirizados (Ap 6.9-11), alguns viverão no reino milenar (Zc 12.6 a 13.9).
Muitos dos salmos expressam, profeticamente, os gozos e tristezas do
"restante" durante a tribulação (Scofield).
Israel nacional por castigo fica cego (7-12). O dr. Goodman
nota os seguintes pontos: a) Há presentemente uma escolha divina (v.5), uma
semente piedosa que crê e se salva. b) Esta eleição é puramente da graça
divina. As boas obras nada têm de ver com ela (v.6); é Deus que, na sua
soberania, usa de misericórdia. c) Isso foi predito na Escritura, citando 6.9 e
29.10 e também Salmo 69.22,23. d) O desvio de Israel não era final, mas
resultaria em bênçãos para os gentios (v.11). e) A sua plenitude trará ainda
maiores bênçãos as nações, quando Israel for salvo como nação.
A parábola da Oliveira (13-25). Deste trecho aprendemos as
seguintes lições: a) A raiz é santa, isto é, os patriarcas, os antepassados,
que primeiro ouviram a chamada de Deus. b) Alguns dos ramos foram quebrados
(v.17) por causa da sua incredulidade; nós permanecemos pela fé, e somente os que crêem são
verdadeiros ramos dessa boa oliveira (v.20). c) Um zambujeiro natural foi
enxertado na boa oliveira, a saber, pecadores entre os gentios foram contados
como povo de Deus. d) Se os ramos naturais caíram pela sua incredulidade, assim
pode acontecer com os ramos de zambujeiro. e) Se os gentios receberam a graça
de Deus em vão, Deus é capaz de reenxertar os ramos naturais e Israel
restaurado será futuramente o povo de Deus (Goodman).
Israel ainda será salvo como nação (26-36). Virá seu
Libertador e desviará de Jacó as impiedades, e Israel será uma nação salva. Os
versículos 33-36 merecem ser ponderados com oração. Podemos confrontá-los com o
trecho parecido em 8.35-39. Notemos que a ocasião desta sublime apóstrofe é a
verdade afirmada no versículo 32 - "Deus encerrou todos debaixo da
desobediência, para com todos usar de misericórdia.
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